25/05/2010

A importância de ler


Palavras... Unidas formam um infinito de sensações. Ler vai muito além de apenas tirar maior vantagem em alguma prova, acaba mudando nosso rumo, fazendo com que vejamos o mundo de uma forma mais abrangente, com novos caminhos.

Leitura comporta histórias que percorrem gerações. Onde nossos filhos podem ouvir clássicos de histórias que nos faziam dormir em nossa infância. É cultura, arte, que se relaciona com canções e poemas que nos embalam em seus ritmos e em suas rimas buscando maior entretenimento.

Os desprovidos da alfabetização perdem em diversos aspectos, quem os levará para um mundo onde absolutamente tudo pode acontecer? Somente os livros, a imaginação, a fantasia, a ficção.

Cada vez mais, vocabulário rico, criatividade sem limites e conhecimento do que ocorre diariamente em nossa cidade, nosso estado, nosso país e até mesmo no mundo, são cobrados nos vestibulares, assim como no mercado de trabalho. Ser bom leitor e bom entendedor são as características essenciais ao cidadão que quer muito mais do que receber informações já digeridas e transmiti-las. Para o cidadão completo não basta saber ler, é preciso conseguir aliar discernimento a informação para então interpretar tudo aquilo que lhe é mostrado.

Agradecimentos especiais: Victória G. Ferreira

Nenhum comentário: